Carlos Nélson Coutinho

Na mesma mesa de Meszáros, Nelson Coutinho abre a sua fala lembrando os limites da socialdemocracia da 2° Internacional e reiterando Marx;

“A condição Para ampliar a construção do socialismo em direção ao comunismo é a redução da jornada de trabalho”

Com Isso, trata, que diante dos avanços tecnológicos já não há mais duvida, o capital se contorce expulsando trabalhadores da produção e outros setores porque essa crise é a Crise de Superprodução, nas quais Marx alertava em seguida vai tecer comentários sobre a Revolução Russa nas quais elenca:

Sim, Trotski fez a correta defesa de princípios na esteira da internacionalização da revolução, mas diante do momento político que foi o pósguerra não havia outra resposta que não, a dada por Stálin de tentar manter sólido o Bloco Soviético do socialismo em um só país devido ao cerco Imperialista, e quem responde a isso é Gramisc, com a Questão Nacional.

O Socialismo não é um ideal ético e sim um modelo de produção, e que, portanto, seria preciso repensar a questão como o modelo estabelecido por Marx como ditadura do Proletariado, pois esta foi a resposta Marxista à ditadura burguesa, mas que o próprio Engels já colocava de forma diferente diante do voto universal. Naquela ditadura, portanto o debate em questão não seria mais sobre o que é ditadura mas sim qual modelo de democracia.

Uma democracia fundamentada na posse por meio do estado dos principais meios de produção e que todo restante são tarefas em aberto para um período de transição no ambiente nacional.

Aqui ele coloca dois dissensos Venezuelanos postos por Chaves em discurso Público; “Foi tomado o poder Político agora; é preciso garantir o avanço dentro da Sociedade Civil”, como também rememorando Gramisc.

Diferente disso no brasil o pt chegou ao governo mas, para manter precisa firmar alianças e fala do sujeito revolucionário do qual é preciso encontrar o mote e que esta questão subjetiva é uma das amarras para as condições objetivas de transformação no Brasil.

Cristina Adelbi locatelli

Secretária de Organização da Base de Maria da Graça

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s